domingo, 1 de julho de 2012

São João com Fervor é com Luiz Gonzaga sim senhô!

               Todos os anos a E.M.R.M.F., realiza o São João da escola, este é um momento onde todos compartinham brincadeiras e se divertem o dia inteiro. Este ano em virtude do centenário de Luiz Gonzaga, trabalhamos a sua biografia e nesse dia 23 de junho, realizamos as atividades juninas voltadas para a história e músicas do Rei. Iniciamos as nove horas da manhã com um desfile mirim da família de Luiz Gonzaga representada pela Educação Infantil, em seguida os alunos do 1º Ano apresentaram a música Xote Ecológico, dançando e encenando a coreografia, juntamente com seus professores. Os alunos do 2º ano encenaram lindamente o Luar do Sertão, enquanto alguns cantavam a música em forma de coral. Os alunos do 3º e 4º anos dançaram alegremente a quadrinha, também homenageando as músicas de Luiz. Nas atividades da manhã também tiveram exposição de trabalhos realizados em sala de aula, como desenhos e poemas e durante todo o dia tivemos a barraca com comidas típicas da nossa região. Nossa manhã foi bastante animada encerrando com o pau-de-sebo e quebra panela. Retornamos com as atividades as 15:00 h, com a realização da gincana cultural, apresentação do xote das meninas, encenado pelos os alunos dos 5º anos da escola, danças do milho e do coco, quadrilha com os alunos do 6º ao 9º ano, concurso de forró, apresentação da Rainha do Milho. Contamos com a presença de Antonio Santana, onde o mesmo declamou poemas e músicas em homenagens ao Rei do Baião. Finalizamos a noite com arrasta pé para alegria da galera.

"Gostaria que lembrasse que eu sou filho de Januario e dona Santana, gostaria que dissesse que esse sanfoneiro amou muito seu povo, o sertão, decantou as aves, os animais, os padres, os cangaceiros, os retirantes, decantou os valentes, os covardes, decantou também o amor. A esperança que lembre de mim e se lembre  principalmente que fui honesto e que eu criei filhos e que eu amo muito a vida, deixo o exemplo de trabalho, de paz, de amor."
                                                                                                                    Luiz Gonzaga

Um comentário:

  1. Parabéns a todos que fazem a Escola Municipal Reinaldo Modesto Ferraz, pela bonita homenagem prestada ao Rei do Baião. Pois a cultura divulgada por ele deve ser passada ao longo das gerações.

    ResponderExcluir